Homologação

SEMPAT - 03/09/2019

O SIEMACO Piracicaba e Região, participa da XXIV Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes do Trabalho – SEMPAT- 2019, com o tema “Valorização da saúde pública: Preservação da saúde coletiva e mental dos trabalhadores e cidadãos”.

Durante o evento foi tratado de duas questões de segurança pública. A primeira é a vigilância da saúde do trabalhador em condomínios verticais, visando aprimorar as ações em saúde coletiva, de modo a fomentar a prevenção, promover e ampliar melhorias, tanto para a segurança dos próprios trabalhadores como dos moradores.

A segunda questão são os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho. Estudos indicam que essas doenças não resultam de fatores isolados, mas de contextos de trabalho, que afetam o equilíbrio psíquico dos trabalhadores.

CONDOMÍNIOS – Desde 2015, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) identificou, dentro do Sistema de Vigilância de Acidentes do Trabalho (SIVAT), que no município de Piracicaba vinha ocorrendo vários tipos de problemas, como acidentes por queda de altura, denúncias de irregularidades com riscos de explosões por uso de fluidos refrigerantes inflamáveis no uso de geladeiras e ar condicionado, registros de acidentes por instalações irregulares e ausências documentais das instalações elétricas, AVCB, observação de riscos nas atividades de manutenção de elevadores e problemas de condições de conforto e sanitário dos porteiros e limpeza.

Desde então, o Cerest tem levado estes problemas para diversos órgãos e conselhos, dentre eles, a Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST), onde participam o Ministério do Trabalho e Emprego, Simespi, Ciesp, Cerest , CONESPI, Sindicatos dos Trabalhadores. Foi discutido também no Comitê Permanente Regional (CPR), com a participação da Ascopi, Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil, Cerest e outros.

Os debates nesses espaços elencaram, portanto, vários riscos/perigos existentes no setor de condomínios verticais com ações in loco e também avaliação da documentação mínima que se exige para o funcionamento de um condomínio vertical ,envolvendo o CEREST sempre procurando orientar os síndicos.

Fonte: SMS

SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região
Sede Piracicaba | Rua José Pinto de Almeida, 773 – Centro Piracicaba | Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 17h | Fone: 19 3417.2377