Homologação

Desafio Sindical - 28/05/2019

O Siemaco Piracicaba e Região, participou do Seminário Internacional “Desafio Sindical – No novo mundo do trabalho”, realizado pela Conascon Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, na cidade de Bertioga, nos dias 26 a 28 de maio, com o intuito de reinventar o trabalho sindical e avançar nas relações com a classe trabalhadora.

O Evento contou com as presenças de Moacyr Pereira, presidente da Conascon, Manassés de Oliveira, tesoureiro Geral da confederação, Roberto Santiago, vice-presidente da Conascon.

Foi um encontro muito produtivo e de reflexão sobre a importância da atualização do movimento sindical, frente ao novo cenário que o mundo se encontra, hoje há um trabalho forte e atuante, mas ainda é necessário quebrar barreiras e se reinventar na busca de mecanismos que contribuam nas relações de trabalho com dinamismo para que o trabalho sindical possa acompanhar as inovações, sempre com o foco na importância do sindicato na vida dos(as) trabalhadores(as).

Outro ponto de grande relevância foi sobre o tema “O novo mundo do trabalho” trazido pelo economista Roberto Nolasco, diretor do Instituto Altos Estudos da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que salienta "Temos que preparar os trabalhadores para a transição para esse novo mundo do trabalho. Fortalecer o diálogo social para criação de políticas públicas e para capacitação dos trabalhadores, sob pena de ficarmos na periferia num mundo que pode ser bom para todos. O novo mundo do trabalho não é uma ameaça, é apenas novo", acrescenta o economista.

Sindicalistas de toda parte puderam compartilhar suas experiências e com isso, apresentar novos rumos que estão direcionando para enfrentar esse momento de ataque as classe trabalhadora.

O tema Violência contra a Mulher também foi abordado pois, o aumento desta estatística afeta em muito nossa categoria que em sua maioria é composta por mulheres “chefes de família” e muito tem preocupado os sindicalistas. Por conta disso, buscam um preparo ainda maior das entidades sindicais frente ao avança do Feminicídio no País que não tem escolhido classe social para trazer tanta violência. “É preciso um olhar para nossas trabalhadoras, alerta a Presidente do SIEMACO PIRACICABA, pois os crimes são cometidos dentro de casa, no ambiente familiar e muitas vezes, agarradas a seus filhos não sabem com quem podem contar num momento tão difícil como esse pós violência. Temos que nos aproximar cada vez mais para que nossas trabalhadoras possam se empoderar e criar coragem para pôr um basta na violência.

Outro assunto que não poderia ser esquecido é o da Reforma da Previdência, onde o Dr. Moisés Balestro, doutor e Ciências Sociais, formado pela universidade de Brasília, comentou sobre a tentativa do governo de embutir equivocadamente a Assistência Social no déficit da Previdência.

É preciso quebrarmos as barreiras e irmos a luta contra essa Reforma da Previdência, que virá para prejudicar ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras do nosso País. Momento tenebroso e que requer a União de todos com muita coragem para não aceitarmos tamanho retrocesso. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!

SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região
Sede Piracicaba | Rua José Pinto de Almeida, 773 – Centro Piracicaba | Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 17h | Fone: 19 3417.2377