Homologação

Campanha de prevenção e combate ao câncer de mama - 20/10/2018

O Siemaco Piracicaba e Região em apoio a prevenção e o combate ao câncer de mama, nos dias 19 e 20 de outubro, esteve presente em parceria com a Associação “Viva a Vida”, no registro da movimentação de mulheres que compareceram até o local, tendo ciência sobre o evento através das redes sociais, jornal, whatsapp, boca a boca e os mais de 300 convites distribuídos pelo sindicato. As convidadas receberam exames, atendimentos, massagens e micropgmentação gratuita na casa que a mais de 30 anos auxilia mulheres mastectomizadas onde recebeu, no dia (23/08), o nome de sua fundadora Wilma Godoy de Almeida.

A presidente da associação Vera Cruz Figueiredo dos Santos, nos conta que é uma ação anual e como dia 20 de outubro é o dia internacional do câncer de mama, é realizado essa campanha, onde se espera atender mais de 400 mulheres igual ou mais que ano passado. Esse ano é a primeira vez que foi incluso uma parceria com profissionais da saúde que fizeram a coleta do Papa Nicolau e o rastreamento através da mamografia e ultrassom, agendadas em clinicas e postos de saúde próximos das residencias das pacientes.

Vera comenta que o câncer é uma doença que pode aparecer em qualquer pessoa em qualquer idade e nos últimos anos tem aumentado muito o número de casos, “então temos que pedir socorro para as pessoas que não tem condições de fazer os exames a não ser através dessa campanha anual, lembrando que todo mês toda mulher deve se observar e se apalpar para prevenção”.


A casa estima pelo atendimento humanizado e a voluntária Presidente deixa outro recado: “É muito simples o exame, todo os anos conseguimos vários médicos, hoje por exemplo está o Dr. Gilberto, Dra. Silvana, apalpando as mamas, o pessoal da saúde colhendo o Papa Nicolau, como eu disse não importa a idade e se tiver um histórico familiar, acima de 40 anos tem que fazer a mamografia para fazer o rastreamento, hoje estou surpresa, já passou por aqui mais de 200 pessoas”.

Associação conta com entorno de 40 a 45 voluntárias e sobrevive através de doações para o brechó e da venda do artesanato produzido pelo voluntariado. Para quem deseja ajudar de alguma forma, pode entrar em contato pelo fone 19 3433-7396 a partir das 14h de segunda à sexta.

 

Alguns depoimentos realizados durante da Campanha

 

Cleide, 46 anos, autônoma, tem um filhos especial de 20 anos e outro de 5 anos.
“Aos meus 16 nos fiz duas plásticas no seio, por serem muito grandes, fiz uma cirurgia e depois de 10 meses as glândulas cresceram novamente, com 22 anos retirei nódulos do seio, no ano seguinte retirei mais módulos novamente, então as auréolas ficaram diferentes pela quantidade de cirurgia que sofri, então agora vou fazer a correção através da micro pigmentação aqui no Viva a Vida”. Faço questão de ser fotografada, não tenho vergonha! Comenta a entrevistada.

 

Marcia Ap. Faria Ribeiro Pedroso da Silva, 57 anos, técnica de saúde bucal da Prefeitura de Piracicaba, tem uma filha de 25 anos e outra de 30 anos.
“Uma amiga voluntária me avisou sobre a campanha, faço mamografia todo ano, mas, tive um nódulo há 15 anos atrás, benigno, então desde os 40 anos faço exame, a importância da campanha é a própria prevenção e dedicação, toda essa falta de disponibilidade pelo SUS, não falando mal, mas, já tentei fazer pelo por lá e é 4 a 5 meses de espera, sabemos que a demanda é grande, mas, essas campanhas são maravilhosas”. Comenta exibindo o encaminhamento para realização dos exames.

 

Marcia Elena de Oliveira, 54 auxiliar de logística, tem um filho 28 e outro de 24 anos.
"É a primeira vez que venho, fiquei sabendo da campanha pela cunhada por uma mensagem de whatsapp, até então não sabia que existia esse espaço aqui em Piracicaba, sempre fui no Ilumina e aqui foi ótimo, fiz exame de mama e Papa Nicolau, o meu recado para pessoas da importância da prevenção foi tirar fotos com minha blusa rosa próximo do logotipo da associação com os dizeres, eu me amo muito, por isso estou aqui, em minha rede social, para incentivar as outras pessoas, para ter medo da doença, mas, não ter vergonha de cuidar”.

  

Antônio, autônomo, 56 anos
Trouxe minha esposa para fazer mamografia e Papa Nicolau, não tenho histórico familiar, deixo meu recado para os maridos, tem que acompanhar e incentivar a prevenção das esposas, prevenir não deixa agravar alguma coisa.
Perguntamos ao entrevistado sobre o mês de novembro, com relação ao mês da campanha do exame de próstata e ele nos respondeu: “Eu não fiz exame ainda, sei que tem que fazer, já marquei consulta pra fazer, faz parte da saúde tem que se cuidar.

 

Odair Benedito Alves, 53 anos , massoterapeuta, tem 3 filhos e 3 netos.
"Estou a mais de 13 anos trabalhando com a reflexologia, com o pessoal do Viva a Vida já é o segundo ano como voluntário, ano passado atendi 90 pessoas com dor crônica que saíram daqui sem dor, no dia de hoje todas pessoas que passaram por mim saíram sem dor, pela mão, com uma técnica não invasiva, eu atuo em qualquer dor, dor crônica, coluna, membros travados, braço travado, cólica renal, cólica menstrual, dá para atuar em qualquer dor que a pessoa tiver na hora, muitas vezes em uma única sessão, o tratamento é simples, um sentado do lado do outro, não preciso de espaço para atender, é mexer na pessoa e tirar a dor. 

 Aqui sou voluntário e trabalho nisso há uma vida, se a pessoa que me procurar não tiver condições de pagar vou atender a pessoa de coração, e não tenho dia nem horário para atender é full time, ligou pra mim eu corro atender, em Piracicaba região de Campinas, Jundiaí, não importa, a maioria das pessoas que eu atendo não conseguem sair de casa, para vir até mim e eu tenho que ir na casa da pessoa , então é uma coisa assim, eu me doou, não tem dinheiro que paga, faço isso com amor e de coração, e agradeço todos os dias a Deus por esse dom.
Meu recado para quem deseja ser voluntário é que eu estou desde ás 8h da manhã eu tenho certeza que estou tranquilo e saio daqui com a sensação do dever cumprido, amo que faço e pra mim é um prazer, amanhã estarei aqui e se tiver muitas pessoas eu atendo até na calçada, me coloco a disposição".

 

 

 

O departamento social do Siemaco Piracicaba e Região agradece a parceiria com a Associação Viva a Vida e a todo esforço e dedicação dos voluntários envolvidos por um bem maior, lutar e combater o câncer de mama. Juntos somos mais fortes!

  

 

SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região
Sede Piracicaba | Rua José Pinto de Almeida, 773 – Centro Piracicaba | Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 17h | Fone: 19 3417.2377