Homologação

Palestra câncer de mama - Reserve um dia para de cuidar

No dia 03/10, no anfiteatro do Siemaco SP, a equipe de mulheres do Siemaco Piracicaba e Região participou de uma palestra alusiva ao câncer de mama, ministrada palestrante Clarisia Ramos, que nos apresentou o trabalho voluntário que realiza pela UNACCAM - UNIÃO E APOIO NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA.

Fundada em agosto de 2001, por senhoras e pacientes do Hospital das Clínicas, elas voluntariamente lutam pela causa que tem como principal objetivo da entidade, capacitar, treinar e valorizar a ação do voluntário e profissionais da saúde como agente do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros, principalmente pela possibilidade de um nódulo (caroço) no seio ou axilas sendo diagnosticado logo no inicio tem grandes chances de cura em 95% dos casos.

O voluntariado atuando em grupo gera auto estima, empoderamento, pois, a doença leva a pessoa para uma tristeza profunda, independentemente qual câncer que seja, principalmente o de mama que é o mais comum, destrói o psicológico da portadora ou portador e divulgar sobre o assunto traz resultados e transformação em suas vidas.

Esse ano a campanha começou mais tímida, pois, a Reforma Trabalhista retirou sonhos e mesmo com menos recursos, continuar os trabalhos de conscientização e prevenção é o ponto chave. “Estamos passando por dificuldades muito grande, mas temos nossa responsabilidade”, comenta Clarisia.

A UNACCAM visa conscientizar e capacitar voluntários para disseminar principalmente a prevenção por meio do exame de toque e mamografia que ainda hoje, mesmo com toda a informação e campanhas anuais do outubro rosa há pouca adesão ao exame. Ano passado foram distribuídos 250 exames gratuitos e perderam-se 180 mamografias pela ausência das pacientes.

Parabéns a Joyce que está à frente da Secretaria da Mulher da UGT/SP, a Diretora Ferreirinha do Siemaco/SP, que realizou uma palestra extraordinária sobre o câncer de Mama, de forma descontraída mas que muito agregou ao conhecimento de todas(os). Agradecemos o convite para o evento que nos trouxe mais conhecimento sobre o nosso próprio corpo, a doença e a importância do voluntariado através da Clarisia Ramos.

Terminamos com os dizeres da Clarisia UNACCAM : - “Somos voluntários construindo pontes, entre mais ricos e mais pobres, entre mais velhos e mais novos, entre governantes e governados, entre público e privado, voluntariar-se é um gesto comum em todas as civilizações. Quem procura acha e quem acha cura.”

Conheça um pouco da história do Outubro Rosa clicando aqui.  

Conheça a UNACCAM

Ouça a música inpiração da Campanha contra o câncer.

 

Neide, 57 anos

Eu tive dois cânceres de mama, realmente nordestinos não gostam de falar sobre o assunto, meu pai morreu de câncer no pâncreas, ele dizia: - Eu acho que eu estou com “aquela doença”. Em casa não era para ninguém falar o nome câncer, fui criada assim.
Quando ele faleceu, eu não entendi muito na época, mas, eu comecei com 28 anos a sentir um carocinho na mama direita, fui ao médico já fazia acompanhamento, tomava anticoncepcional, e na época deu doença mamária, tomei remédio e passou tudo.
Com 49 anos, tomando banho eu me apalpava e senti que na mama direita um carocinho que parecia um arrozinho, gritei pelo meu marido e pelo meu filho: - Gente venham aqui correndo, meu filho disse: - Amanhã você vai no médico não é nada, meu marido amanhã você vai no médico você gosta mesmo de ir ao médico. (Risos)
Fui no outro dia, peguei meus exames fazia 4 meses que eu havia feito a mamografia e ultrassom e não havia dado nada, e meu médico que me consultava há 17 anos me disse que não era nada, eu disse: -Não doutor, vamos fazer outro exame! Ele disse: - Só se fazer outro ultrassom. E nesse ultrassom deu, bi rads 4, suspeito de malignidade. No resultado da mamografia já fiz a biópsia, esperei 21 dias, porque eu sou tratada no SUS, e eu adoro SUS, brigo por ele, é um sistema ótimo!

Fiz o processo da mama direita, 3 anos depois a mama esquerda quis imitar a direita, também tomando banho, mesmo fazendo o acompanhamento de ano e ano, o Dr. disse no dia 01 de outubro de 2012: - Dona Neide a senhora está curada da mama direita, você só vem daqui um ano, no dia 15 do mesmo mês eu tomando banho senti na esquerda o outro tumorzinho. Eu pensei, ah não! De novo?
Peguei os exames fui na médico e falei Dr. você me falou que eu estava curada, mas, olha aqui óh! 15 dias e não tinha nada na mamografia e nem na ultrassom, mas, como eu me gosto e eu me amo, detectei logo no início, me olho no espelho junto com maridão. (Risos)

 

Assita o voluntáriado da Neide clicando aqui! 

Veja também a participação da Neidinha na Campanha Central Plaza Shopping 

SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região
Sede Piracicaba | Rua José Pinto de Almeida, 773 – Centro Piracicaba | Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 17h | Fone: 19 3417.2377